O CEMITÉRIO DE PRAGA de Umberto Eco (GRADIVA)


"Não conspira quem nada ambiciona” SÓFOCLES
De regresso a um dos meus autores de culto e provavelmente um dos maiores e melhores escritores contemporâneos. Se “O Nome da Rosa” e “O Pendulo de Foucault” já foram aqui sugeridos, não poderia deixar de falar neste ultimo livro que tem características absolutamente únicas. Se deixarmos de lado alguma da polémica estéril que alimentou ao longo de meses por alturas do seu lançamento. A propósito de ser ou não ser uma obra de cariz panfletário anti-semita, o que para mim ou é “marketing” ou pura estupidez de quem não leu. Ou ainda de quem leu e não quis entender. Sim, que também há muito quem não perceba o que está para além da ponta do próprio nariz. Este livro é ao contrário de quem leve o que lê e vê ao pé da letra, um enorme exercicio de desconstrução e desmitificação de alguns dogmas relativos ao universo das seitas, movimentos e sociedades mais ou menos secretas, que dizem pulular por aí, e que neste final/principio de milénio tanto tem contribuido para a produção de literatura menor, ou pelo menos pouco interessante. Agora voltando ao livro: com um enredo fascinante, construindo um personagem genial de dupla personalidade, que é simultêneamente um abade e um notário especialista em todo o tipo de falsificações e mestre em jogos de espionagem, passa-se no final do século XIX, sobretudo, e divide-se entre Italia e França, principalmente Paris. Toda a trama se constrói no sentido de emprestar uma raíz histórica a um documento que continua a fascinar muitos pela sua ambiguidade: “Os Protocolos dos Sábios de Sião” texto apócrifo, ao que se diz inventado pela policia secreta russa, com base num livro pré-existente e que se destinaria a constituir os judeus como uma força organizada com intenções de dominação global. A coisa foi tão bem feita (e reporto-me sómente ao efeito histórico destes “protocolos” que foram estes inclusivamente aproveitados com o sinistro resultado que se conhece, para justificar a atitude nazi face ao povo judeu). Voltando ao livro, é uma obra de grande fôlego e enorme fidelidade histórica. Todos os acontecimentos narrados, desde a unificação de Itália em que Dalla Picola/Simonini acompanha Garibaldi na Sicilia até ao episódio da Comuna de Paris, passando por muitas peripécias em que se revela pela boca do narrador e principalmente pela da personagem principal todo o ódio que este por via do seu pai e avô destila contra todas os grupos politico/religiosos e sociedades ocultas mais ou menos conhecidas. É um desfilar de argumentos contra os jesuitas, os judeus, os maçons, os bonapartistas, os mazzinianos, etc, etc, etc. A lista segue imparável e é impagável. Mais do que um livro a gerar polémica, devia ser um livro a ler por alguns grupos de pessoas que se auto iludem em cerimoniais de grupo, e a quem por vezes o que mais faz falta não é uma divindade, um grande arquitecto ou uma luz. É mesmo um espelho! Boas Leituras!

Na Mesinha De Cabeceira:
Kyoto de Yasunary Kawabata (Dom Quixote)
O Seminarista de Rubem Fonseca (Sextante Editora)
Ferrugem Americana de Philipp Meyer (Bertrand)
O Ladrão que Estudava Espinosa de Lawrence Block (Cotovia)
As Desventuras do Sr. Pinfold de Evelyn Waugh (Relógio d´Água)
Rever Portugal de Jorge de Sena (Guimarães)
O Escrivão Público de Tahar Ben Jelloun (Cavalo de Ferro)
Uma Mentira Mil Vezes Repetida de Manuel Jorge Marmelo (Quetzal)

Comentários

Bípede Falante disse…
Preciso ter esse livro!
Preciso ter mais livros do que consigo ler, mas preciso :)
beijos
Bípede Falante disse…
Comprei sábado. Peguei para ler ontem e estou adorandoooo!!!
Ricardo disse…
É absolutamente fantástico. Para mim o melhor desde "O Pendulo de Foucault". E o impressionante da coisa é que todas as personagens salvo o(os) protagonista(s) existiram mesmo e fizeram e disseram o que lá está contado. É brutal! Boa Leitura e obrigado pela visita! Bj
Luciana Chagas disse…
Olá Ricardo,
Dos romances de Umberto Eco eu tive o privilégio de ler: O nome da Rosa, O Pêndulo de Foucault, A Ilha do Dia Anterior e Baudolino. Não sei nem dizer qual foi o mais genial, de tanto que me marcaram.... O Cemitério de Praga está na minha lista, eu não deveria adiar tanto assim a leitura.
Ricardo disse…
Olá Luciana,

É um livro que vale mesmo a pena.
Para mim, um dos melhores.
Mas temos sempre tempo para voltar aos nossos autores favoritos.
Obrigado pela visita,
Ricardo

Mensagens populares deste blogue

Nonsense

O GNOMO (The Hobbit) de J.R.R. TOLKIEN (Livraria Civilização - Ed. 1962)

A ARTE DA ALEGRIA de Goliarda Sapienza (D. Quixote)