OA MAIAS Cenas da Vida Romântica (Filme de João Botelho baseado na obra de Eça de Queiróz)


Ontem no Cineclube de Guimarães. Cerca de 700 pessoas no auditório. Com a presença do realizador. Tal como ele começo por agradecer a quem de direito, ao genial e eterno Eça de Queiroz, cujo espirito permanece hoje tão vivo, arguto e sobretudo atual, como no século XIX. Ou Talvez simplesmente todas as personagens que ele retrata e tão bem descreve na paisagem lusa, não desapareçam e se reproduzam ad aeternum .
Gostei bastante do filme. É sempre uma visão particular da obra. Um olhar de autor sobre a obra de outro. Nem sempre gosto do que o João Botelho filma. Este gostei. Para além dos textos do Eça que continuam geniais, plenos de ironia e inteligência, a provocar imensas vezes o riso da plateia, tem atores competentes (uns mais do que outros é certo) e uma escolha estética pelo uso de cenários pintados, que, sendo polémica de certeza, a mim me agradou imenso. Se este não for no final do ano o filme português mais visto nas salas tenho um desgosto. E por um motivo muito simples. Vou reler os Maias com urgência. E se um filme me faz querer voltar ao livro, então é de assinalar. Mesmo. Fiquei a precisar :)

Ainda por cima tinha miúdas giras, ou seria só uma? :)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nonsense

O GNOMO (The Hobbit) de J.R.R. TOLKIEN (Livraria Civilização - Ed. 1962)

A ARTE DA ALEGRIA de Goliarda Sapienza (D. Quixote)