Premio No(v)el

Adoro Bob Dylan. Um dos últimos grandes. Só não sei se o Nobel da Literatura lhe assenta. Fará sentido atribuir um Pritzker ao dono do IKEA ou um Grammy ao Garcia Marquez? Não sei. Apesar disso, nada tenho contra. O homem tem mais escrita na sua obra que alguns dos anteriores galardoados. E a polémica dos que merecem, mereceram e nunca o tiveram, também não me parece ter cabimento. É a natureza dos prémios o serem injustos e redutores. Pelo meu lado, e concedendo ao Senhor Robert Allen Zimmerman todo o mérito do Mundo, acho que esta nomeação não ajuda a Literatura em particular. Um dos méritos deste Prémio é o de por gente a ler obras que de outra forma não sairiam de uma certa obscuridade ou de uma circunscrição geográfica mais ou menos definida, ou consagrar obras e carreiras geniais. Não necessito nomear autores asiáticos, africanos, árabes, indianos ou mais genericamente não ocidentais aos quais nunca chegaríamos, ou pelo menos nos seria mais difícil, sem a visibilidade destes galardões. Também me excuso a elencar quantos daqueles que anualmente fazem parte da pequena bolsa de apostas para o prémio exerceriam essa função de promover as Letras melhor que Bob Dylan. Com este prémio nada disso vai acontecer. Haverá certamente um pequeno exército de editores e livreiros a lamentar eventuais perdas. Também não é isso que me move. Acho que faria muito mais sentido atribuir o Nobel a um destes paladinos das letras que o são editores, livreiros, tradutores e porque não um Nobel para quem promova a literacia ou a simples aprendizagem da leitura. Ou para ir mais longe e talvez entrar no mundo do surreal das escolhas, simplesmente dar o Nobel da Literatura a quem mais o merece, O Leitor em abstrato. Enfim, termino como comecei, adoro Bob Dylan. Mas dar a Bola de Ouro ao Rafael Nadal não se pressupõe. Talvez se tenha falado mais deste prémio neste dias do que em algumas décadas, apenas pela polémica. O que me parece é que é o que vai ficar. Muito falatório e poucas leituras. O que é pena.

Boas Leituras ou o que seja que vos faz Felizes :)
USA, Outubro de 2016 

Comentários

Seve disse…
É cantor ou escritor?

Mensagens populares deste blogue

Nonsense

O GNOMO (The Hobbit) de J.R.R. TOLKIEN (Livraria Civilização - Ed. 1962)

A ARTE DA ALEGRIA de Goliarda Sapienza (D. Quixote)