GLAMORAMA de Bret Easton Elis (Teorema)


“Todos vêem o que pareces, poucos percebem o que és.” Nicolau Maquiavel


Enquanto várias leituras de volume e densidade altas não terminam e me libertam para as respectivas sugestões, tenho que me socorrer de leituras mais antigas para continuar o meu pequeno propósito de “evangelização literária” J. Ironias à parte, devo fazer constar que o protocolo estabelecido entre o jornal e a Fnac, que me tem permitido escolher alguns bons livros, tem também contribuído para que o meu atraso em relação às obras que se vão acumulando na “mesinha de cabeceira” se acentue. Há claramente livros que se lêem com muita rapidez e outros cuja leitura nos obriga a outro ritmo e a outro empenho. É o caso. Estou presentemente a ler Thomas Pynchon e David Foster Wallace (e diz-se que este é uma espécie de discípulo daquele) o que, para quem conhece o fôlego das respectivas obras, de certa forma me desculpa de não trazer, desta vez, nada de “fresco”. Ainda assim, fazendo uma busca pelas minhas leituras anteriores e querendo sempre sugerir algo que possa ser apreciado, volto a um dos meus autores de eleição que é Bret Easton Elis, famoso por obras como “American Psycho”, “Menos que zero” e “Quartos Imperiais” estes dois últimos dos quais já aqui falei em anteriores sugestões. Para quem goste dos universos distópicos e da descrição da vacuidade das sociedades modernas, Elis é um mestre, é o típico escritor que representa bem a  Geração X abordando a vida das sociedades urbanas (de algumas elites, mais precisamente) recorrendo à criação de personagens que são a verdadeira essência dos quadros literários que vem desenhando. Este “Glamorama” vem a ser uma descrição da decadente moderna cultura da celebridade mais um menos instantânea e da gratuitidade do meio que a envolve. É um retrato de autor de um mundo que faz da aparência a essência. Todo o livro se desenrola à volta de uma franja da sociedade que vive num mundo de intensa voracidade consumista e da obsessão da auto-imagem perfeita. É assim, que, num ambiente paralelo onde surgem a cada páginas nomes de celebridades reais se constrói um thriller com um grupo de modelos (de moda sim) que é simultaneamente um grupo terrorista. Quem conhece Bret Easton Elis, sabe que a sua escrita é não-linear, mas é poderosa, e consegue infalivelmente descrever realidades muitas vezes simplesmente divertidas, outras tantas, profundamente incómodas. Não creio que seja a obra ideal para entrar na leitura deste autor, para isso sugeriria “Menos Que Zero” , o seu primeiro sucesso, mas para quem já leu alguma coisa e ainda não conhece esta, pareceu-me uma boa sugestão. Boa Semana e Boas Leituras!!! J

Na Mesinha De Cabeceira:
PENA CAPITAL de Robert Wilson (D. Quixote)
ATÉ AO FIM 1944-1945 de Ian Kershaw (D. Quixote)
MIRAGEM DE AMOR COM BANDA DE MUSICA de Hernán Rivera Letelier(Quetzal)
A FABULA de William Faulkner (Casa das Letras)
A PIADA INFINITA de David Foster Wallace (Quetzal)
ARCO-IRIS DA GRAVIDADE  de Thomas Pynchon (Bertrand)
PELA ESTRADA FORA (O ROLO ORIGINAL) de Jack Kerouac (Relógio d´Água)
 A DIVINA COMÉDIA de Dante Alighieri (Quetzal)
A CONSCIÊNCIA E O ROMANCE de David Lodge (ASA)
UM HOMEM DE PARTES de David Lodge (ASA)
ENGANO de Philip Roth (D. Quixote)
NADAR PARA CASA de Deborah Levy (D. Quixote)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nonsense

O GNOMO (The Hobbit) de J.R.R. TOLKIEN (Livraria Civilização - Ed. 1962)

A ARTE DA ALEGRIA de Goliarda Sapienza (D. Quixote)