A GRANDE ARTE de Rubem Fonseca (Sextante Editora)


“Toda a arte é um problema de equilíbrio entre dois opostos” Cesare Pavese


Há livros e livros. Deste estou positivamente a “ressacar”. Para início de conversa adianto já que é um extraordinário romance, que só por acaso também é um magnífico policial. De Rubem Fonseca outros melhor do que eu falarão com certeza, do seu trajeto, da sua obra, dos seus prémios, das suas características enquanto autor etc. Eu, que aqui nada mais pretendo, do que sugerir livros de que gosto ou gostei, tenho mais uma vez o meu papel extraordinariamente facilitado. Quem leu já algo de Rubem Fonseca sabe que a expectativa é sempre alta para todas as obras que se nos apresentam. Esta, de 1983, é, com grande probabilidade a que mais me fascinou até agora. Devo aqui confessar que conheci primeiro o protagonista destes romances, o advogado Mandrake, numa série televisiva que passou há algum tempo na RTP2, protagonizada pelo ator Marcos Palmeira e da qual na altura fiquei adepto. Para verem que sou um perfeito iniciado na obra de Rubem Fonseca esta série passou na TV em 2010. E a verdade toda é que devo a apresentação a este fantástico escritor ao meu Amigo Jorge Castelar que me ofereceu o “Seminarista” do qual já aqui falei e que de forma completamente automática me inoculou o vício de ler este Senhor. Do livro em si, e mantendo um certo hábito de não revelar demasiado, posso dizer que é um portento. As personagens são geniais, desde o protagonista que é o narrador na primeira pessoa estando em cena e na terceira quando relata factos terceiros, até uma galeria absolutamente espantosa. O registo, como já aqui o tenho dito é o que está somente ao alcance dos melhores, que é o da montagem uma atmosfera tão cheia de factos e personagens surreais que se tornam absolutamente reais. Sei que é um conceito difícil de explicar, mas se lerem tenho a certeza que concordarão comigo. Há um registo “noir” que acompanha a obra, grandes e pequenos vilões, uma violência que não se consegue deixar de acompanhar, os hábitos de vida de Mandrake, a sua relação com as mulheres, e um impressionante registo de factos e remissões para outros domínios culturais. Para dar alguns exemplos, a mitologia grega que perpassa o romance no seu todo, quer nos nomes de personagens quer na morte de uma das personagens principais, o surreal na cena absolutamente ímpar do anão “Nariz de Ferro” e a “vagina dentata”, a técnica de combate (Percor) e toda a “grande arte” da luta com lâminas a par do elenco enciclopédico das armas em si. Enfim, a descrição de todos os ambientes, dos mais degradados até aos salões mais luxuosos. É um livro absolutamente obrigatório e ficará para mim como uma referência por muito tempo, estou certo. Não percam mais tempo e leiam qualquer coisa deste senhor! Grande Arte é escrever assim, desta maneira, livros como este! Boa Semana e… Melhores Leituras! J
Na Mesinha De Cabeceira:
Kyoto de Yasunary Kawabata (Dom Quixote)
Rever Portugal de Jorge de Sena (Guimarães)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nonsense

O GNOMO (The Hobbit) de J.R.R. TOLKIEN (Livraria Civilização - Ed. 1962)

A ARTE DA ALEGRIA de Goliarda Sapienza (D. Quixote)