A LIVRARIA NOITE E DIA DO SENHOR PENUMBRA de Robin Sloan (Bertrand)

“A máquina tecnologicamente mais eficiente que um homem jamais inventou é o livro” Northorp Frye

Uma obra bastante interessante e divertida que resultou de uma busca aleatória aos escaparates da FNAC. Um livro muito simpático e interessante que reúne uma série de elementos que me são bastante agradáveis. Em primeiro lugar, é um livro que presta uma homenagem aos livros em si, é uma espécie de declaração de amor bibliófila do autor. Uma história bem montada e com inúmeros ingredientes engraçados. Mistura com grande habilidade a conjuntura recessiva atual, em que o protagonista perde o emprego como designer web, para conseguir um part-time a horas mortas na livraria que dá titulo à obra "A Livraria Noite e Dia". Aí, vai encontrar um enigma para resolver que fará entrecruzar na trama duas abordagens, uma antiga e, digamos analógica e outra atual e digital para o resolver. As personagens modernas fazem parte do nosso quotidiano, onde avulta uma programadora do Google (motor de busca que se torna ele próprio uma das ferramentas/personagens do livro) e uma série de situações entre a estória conspirativa e um retrato bem conseguido da atual geração digital. Ainda em modo de final de período estival, é uma sugestão segura para algumas horas de leitura agradável bem disposta. 

Deixo entretanto também aqui uma sugestão mais prática para todos os que gostam de ler e que possam deslocar-se a Guimarães à FEIRA DO LIVRO INDEPENDENTE que irá ter lugar nos Banhos Velhos da Vila das Caldas das Taipas, de sexta-feira dia 13, pelas 15 horas até Domingo dia 15 pelas 18 horas e que tem como objectivo nas palavras dos organizadores: 

“dar espaço às editoras, pequenas e não só, que continuam a manter a sua independência. Nesta feira estarão presentes as editoras que continuam a ver o livro como elemento desestabilizador e desassossegador, transmissor de cultura e rastilho para a revolução individual (e colectiva). Porque nunca se sai de um bom livro da mesma forma como se entrou. 

Além de novidades das várias editoras que decidirem estar presentes, a feira terá também uma área dedicada ao livro descatalogado e de alfarrábio.

A Feira do Livro Independente é uma iniciativa conjunta dos Banhos Velhos, Livraria Snob e Livraria Pinto dos Santos. A entrada é livre.”

Boas Leituras e até lá!!!

Na Mesinha De Cabeceira:

MIRAGEM DE AMOR COM BANDA DE MUSICA de Hernán Rivera Letelier(Quetzal)
ARCO-IRIS DA GRAVIDADE  de Thomas Pynchon (Bertrand)
A CONSCIÊNCIA E O ROMANCE de David Lodge (ASA)
C de Tom McCarthy (Editorial Presença)
A QUESTÃO FINKLER de Howard Jacobson (Porto Editora)
O JOGO DO MUNDO de Julio Cortazar (Cavalo de Ferro)
AS AVENTURAS DE AUGIE MARCH de Saul Bellow (Quetzal)
PEYROTEO de João Nuno Coelho e Francisco Pinheiro (Ed. Afrontamento)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nonsense

O GNOMO (The Hobbit) de J.R.R. TOLKIEN (Livraria Civilização - Ed. 1962)

A ARTE DA ALEGRIA de Goliarda Sapienza (D. Quixote)