sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Visão Global e Aqui na Terra

“Não há prazer comparável ao de encontrar um velho amigo, a não ser o de fazer um novo” Rudyard Kipling

VISÃO GLOBAL – Conversas para entender o Mundo - de José Cutileiro e Ricardo Alexandre (Prime Books)

Visão Global é, antes de mais, um programa de Rádio, que passa na Antena 1 entre as 12 e as 13 horas aos Domingos e onde, a dupla Ricardo Alexandre e o Embaixador José Cutileiro, vão discutindo temas da geopolitica mundial. É pois o fruto destas conversas que passa a livro e cuja leitura se aconselha. É muito mais do que meramente informativo, pois é sobretudo uma leitura atenta feita por dois especialistas na actualidade politica internacional. É de facto, uma Visão Global sobre o estado do Mundo, que colhe a imensa erudição do Embaixador e as suas visões, quase nunca “mainstream”, sobre a evolução da geografia politica Mundial. Atente-se no que se diz sobre a area dos Balcãs, onde ambos tem especial interesse, e ficamos a compreender melhor essa área tão sensível da Europa continental e que nem sempre é bem percebida pelas opiniões públicas. É um livro-entrevista, plasmado dos programas da Radio, onde se prova que para respostas inteligentes é absolutamente necessário colocar excelente perguntas. Para que não restem dúvidas, este conselho é, de facto, compadrio, ou não fosse o Ricardo padrinho da minha filha e um muito querido Amigo. Portanto, é correr às boas livrarias e comprar.

AQUI NA TERRA de Miguel Carvalho (Deriva) O Miguel Carvalho, outro grande Amigo, é um jornalista de reconhecidíssimos créditos, estando actualmente nos quadros da revista Visão como Grande Repórter. O “Aqui na Terra” é um livro absolutamente delicioso, que retrata factos e quotidianos de uma realidade absolutamente portuguesa, de uma forma absolutamente presente e reconhecível, viajamos dentro das nossas gentes e terras com os olhos emprestados do Miguel, que tem o génio de ver a essência das coisas e relatá-las com a simplicidade dos grandes contadores de estórias. E são várias as estórias que nos prendem à forma de ser e de viver do nosso povo, desde a viagem aos dias que antecederam a morte do padre Max e do empresário Ferreira Torres, passando por festas e romarias, pelo impagável Quim Barreiros, até à estória, que me tocou particularmente, eu que o conheci de perto, numa altura melhor da sua vida, ao surpreendente (re)encontro de um grande fadista caído na miséria, o João Correia, uma “força da natureza” a cantar o Fado e a viver. O lançamento deste livro contemplou uma passagem por Guimarães, pela Associação Convivio, numa noite memorável, pelo que alguns já estarão familiarizados com o Autor e com o livro. Falar sobre, ou recomendar obras de Amigos, pode revestir-se de alguma dificuldade, não são certamente estes dois livros o caso. Toca a comprar que aposto singelo contra dobrado que não se vão arrepender. E sim, é uma dupla recomendação de compadrio e Amizade, o que ainda me deixa mais satisfeito.
PARA A SEMANA:
CAMINHOS DE GLÓRIA de Jeffrey Archer (Europa-América) - NA MESINHA DE CABECEIRA:
Continuam:
NO CORAÇÃO DE ÁFRICA de William Boyd (Casa das Letras)
A MULHER CERTA de Sándor Márai (D. Quixote)
CITAÇÕES E PENSAMENTOS DE FERNANDO PESSOA de Paulo Neves da Silva (Casa das Letras)
HISTÓRIAS EXTRAORDININÁRIAS de Edgar Allan Poe (Leya)
BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA de Pablo de Jevenois (Esquilo)

2 comentários:

Dalaila disse...

Dois livros, duas pessoas, muitas histórias e tantas estórias, muita gente, muita conversa, muito bem escritos, duas obras, dois amigos, e vale a pena ler sim.

adevidacomedia disse...

Onde é que um tipo se pode babar por aqui?