Visão Global e Aqui na Terra

“Não há prazer comparável ao de encontrar um velho amigo, a não ser o de fazer um novo” Rudyard Kipling

VISÃO GLOBAL – Conversas para entender o Mundo - de José Cutileiro e Ricardo Alexandre (Prime Books)

Visão Global é, antes de mais, um programa de Rádio, que passa na Antena 1 entre as 12 e as 13 horas aos Domingos e onde, a dupla Ricardo Alexandre e o Embaixador José Cutileiro, vão discutindo temas da geopolitica mundial. É pois o fruto destas conversas que passa a livro e cuja leitura se aconselha. É muito mais do que meramente informativo, pois é sobretudo uma leitura atenta feita por dois especialistas na actualidade politica internacional. É de facto, uma Visão Global sobre o estado do Mundo, que colhe a imensa erudição do Embaixador e as suas visões, quase nunca “mainstream”, sobre a evolução da geografia politica Mundial. Atente-se no que se diz sobre a area dos Balcãs, onde ambos tem especial interesse, e ficamos a compreender melhor essa área tão sensível da Europa continental e que nem sempre é bem percebida pelas opiniões públicas. É um livro-entrevista, plasmado dos programas da Radio, onde se prova que para respostas inteligentes é absolutamente necessário colocar excelente perguntas. Para que não restem dúvidas, este conselho é, de facto, compadrio, ou não fosse o Ricardo padrinho da minha filha e um muito querido Amigo. Portanto, é correr às boas livrarias e comprar.

AQUI NA TERRA de Miguel Carvalho (Deriva) O Miguel Carvalho, outro grande Amigo, é um jornalista de reconhecidíssimos créditos, estando actualmente nos quadros da revista Visão como Grande Repórter. O “Aqui na Terra” é um livro absolutamente delicioso, que retrata factos e quotidianos de uma realidade absolutamente portuguesa, de uma forma absolutamente presente e reconhecível, viajamos dentro das nossas gentes e terras com os olhos emprestados do Miguel, que tem o génio de ver a essência das coisas e relatá-las com a simplicidade dos grandes contadores de estórias. E são várias as estórias que nos prendem à forma de ser e de viver do nosso povo, desde a viagem aos dias que antecederam a morte do padre Max e do empresário Ferreira Torres, passando por festas e romarias, pelo impagável Quim Barreiros, até à estória, que me tocou particularmente, eu que o conheci de perto, numa altura melhor da sua vida, ao surpreendente (re)encontro de um grande fadista caído na miséria, o João Correia, uma “força da natureza” a cantar o Fado e a viver. O lançamento deste livro contemplou uma passagem por Guimarães, pela Associação Convivio, numa noite memorável, pelo que alguns já estarão familiarizados com o Autor e com o livro. Falar sobre, ou recomendar obras de Amigos, pode revestir-se de alguma dificuldade, não são certamente estes dois livros o caso. Toca a comprar que aposto singelo contra dobrado que não se vão arrepender. E sim, é uma dupla recomendação de compadrio e Amizade, o que ainda me deixa mais satisfeito.
PARA A SEMANA:
CAMINHOS DE GLÓRIA de Jeffrey Archer (Europa-América) - NA MESINHA DE CABECEIRA:
Continuam:
NO CORAÇÃO DE ÁFRICA de William Boyd (Casa das Letras)
A MULHER CERTA de Sándor Márai (D. Quixote)
CITAÇÕES E PENSAMENTOS DE FERNANDO PESSOA de Paulo Neves da Silva (Casa das Letras)
HISTÓRIAS EXTRAORDININÁRIAS de Edgar Allan Poe (Leya)
BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA de Pablo de Jevenois (Esquilo)

Comentários

Dalaila disse…
Dois livros, duas pessoas, muitas histórias e tantas estórias, muita gente, muita conversa, muito bem escritos, duas obras, dois amigos, e vale a pena ler sim.
Anónimo disse…
Onde é que um tipo se pode babar por aqui?

Mensagens populares deste blogue

Nonsense

O GNOMO (The Hobbit) de J.R.R. TOLKIEN (Livraria Civilização - Ed. 1962)

A ARTE DA ALEGRIA de Goliarda Sapienza (D. Quixote)